top of page

Como Funciona

1. Rastreio Cognitivo

​O processo se inicia com a realização do Rastreio Cognitivo que é a etapa de identificação de possíveis comprometimentos mentais e que orienta a intervenção clínica mais adequada e permite alinhar as expectativas do idoso e seus familiares com os objetivos da Estimulação Cognitiva, garantindo um tratamento individualizado mais eficaz e satisfatório. 

As Etapas do Rastreio Cognitivo são:




 

Anamnese

É a coleta detalhada da história de vida, saúde e queixas do paciente. É nesse momento que o profissional busca entender:

  • Histórico de doenças, traumas e medicações.

  • Alterações cognitivas percebidas pelo paciente e familiares.

  • Hábitos de vida (sono, alimentação, nível de atividade física).

  • Contexto emocional e social (isolamento, perdas, estresse).

 

Avaliação Cognitiva

Nesta etapa. é realizada a aplicação de testes padronizados para analisar funções mentais como:

  • Memória (curto e longo prazo).

  • Atenção e concentração.

  • Linguagem e compreensão.

  • Funções executivas (planejamento, resolução de problemas).

  • Orientação temporal e espacial.

​​

Avaliação Funcional

Nesta etapa, verifica-se através de testes, o grau de autonomia nas atividades de vida diária:

  • Atividades básicas: se alimentar, se vestir, tomar banho.

  • Atividades instrumentais: gerenciar finanças, preparar refeições, usar transporte.

 

Avaliação de Humor

Avaliar o estado emocional do idoso é parte fundamental do processo, pois distúrbios de humor como depressão, ansiedade, apatia, irritabilidade entre outros, podem mascarar ou agravar dificuldades cognitivas.

2. Estimulação Cognitiva

Após a etapa de Rastreio Cognitivo, é possível realizar um planejamento individualizado do tratamento, direcionado para as necessidades  específicas do idoso de acordo com as áreas cognitivas identificadas com maior comprometimento, seleção de técnicas e atividades mais adequadas ao perfil do idoso e estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo de acordo com o potencial e expectativas do idoso e seus familiares.
A Estimulação Cognitiva é realizada em consultório confortável e adaptado ao idoso. Cada sessão tem a duração de 50 minutos. São utilizados recursos terapêuticos e lúdicos diversos como jogos, atividades artísticas e criativas, tecnologias e aplicativos, leitura, música. Apoios externos, como agendas, calendários, listas de tarefas e tecnologias eletrônicas podem ser implementadas. Caso necessário, serão dadas orientações aos familiares e cuidadores focadas na meta e na patologia do idoso. 

3. Avaliação Contínua

Realização de avaliações periódicas com objetivo de ajustar os exercícios de acordo com as necessidades individuais e garantir desafios apropriados para uma estimulação cognitiva eficaz.

bottom of page